Coordenadoria da Mulher inicia a capacitação no Sul do estado
As capacitações da ferramenta VAMOS acontecem em Cristino Castro, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano e Picos
A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) realizará capacitação da Ferramenta Vamos nos municípios de Cristino Castro, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano e Picos que serão realizadas de 4 de Julho à 29 de Julho, das 8 às 18h, em cada município. O projeto consiste em um guia para facilitação de reflexões sobre o poder e suas dinâmicas, particularmente àquelas associadas a papéis e estereótipos de gênero.
O objetivo da ferramenta é utilizar uma metodologia de fácil compreensão e participativa sobre as desigualdades de gênero entre homens e mulheres e violências que resultam a invisibilidade das mulheres. Com isso, busca-se promover o questionamento e a mudança de normas e comportamentos violentos - e consequentemente prevenir a violência contra as mulheres.
A coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca a importância da sociedade civil e gestores participarem da capacitação sobre o enfrentamento à violência doméstica “Em agosto, fechamos o ciclo de capacitação de homens e mulheres para contribuírem com o enfrentamento de violência contra a mulher. A formação tem uma metodologia participativa que leva em consideração a realidade do território e, com isso, vai permitir que as pessoas possam replicar nas escolas, igrejas, associações, bairros. As oficinas também mobilizam os municípios polos, o que permite ainda mais ampliação da capacitação e assim tento um olhar para o território para além do município.
As capacitações da Ferramenta VAMOS! são realizadas em parceria com as prefeituras e a consultoria Xaraés. Para participar basta encaminhar o nome completo e a função para o email: [email protected] ou entrar em contato as prefeituras dos municípios mencionados.
Fonte: CEPM