Saúde - 01/07/2023 - 09:48

Diabéticos e hipertensos participaram de ações de saúde em UBS

Aferição de pressão, teste de glicemia e palestra com agentes comunitários de saúde fizeram parte das ações



A Unidade Básica de Saúde Dr. Leônidas Melo, na Cerâmica Cil, zona Sul, realizou o São João da Saúde com pacientes hipertensos e diabéticos, com aferição de pressão, teste de glicemia, palestra com agentes comunitários de saúde, da equipe 19, atividade de lazer e lanche.

Os pacientes hipertensos e diabéticos são acompanhados pelos agentes comunitários de saúde e nas UBS para acompanhamento das condições de saúde. Midian Viana, coordenadora Regional Sul das Unidades Básicas de Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) destaca esses serviços. “Os hipertensos e diabéticos necessitam de acompanhamento com diversas ações de saúde para garantir melhor qualidade de vida convivendo com essas doenças e para evitar a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma e insuficiência renal”, fala.

Conforme o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Hábitos que podem prevenir o diabetes

Alimentação saudável é uma das principais dicas, tanto para prevenir quanto para controlar a doença. Prática de exercícios físicos. Controle do estresse e pressão arterial. Evitar cigarros e bebidas alcoólicas. Fazer exames de rotina.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição de saúde crônica, sem cura, na qual a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande.

Alguns alimentos podem contribuir para agravar a pressão alta: sal, embutidos, alimentos enlatados, bolachas, sopas em pó, refrigerantes e sucos diet, alimentos prontos congelados, macarrão instantâneo, azeitonas e outros alimentos em conserva, temperos industrializados.


Fonte: PMT