SEMPI - 11/07/2025 - 07:55

SEMPI participa da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Amarante

Evento reúne gestoras, lideranças e sociedade civil para debater ações integradas em defesa dos direitos das mulheres no município



Foto: Sempi

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou nesta quinta-feira (10) da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Amarante. O evento, realizado na Câmara Municipal, foi um importante espaço de escuta, diálogo e construção coletiva em torno de políticas públicas mais justas, inclusivas e voltadas à promoção dos direitos das mulheres.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, em Teresina. Ambas antecedem a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília (DF).

“É com muita alegria que Amarante realiza a primeira conferência municipal de 2025. Já nos preparamos para as etapas estadual e nacional, discutindo temas fundamentais como autonomia econômica, igualdade de direitos e enfrentamento à violência. Aqui já contamos com a Casa da Mulher Amarantina, uma conquista importante, mas queremos mais: queremos mais mulheres na política, mais mulheres com trabalho e renda, mais mulheres em espaços de poder. Essa conferência amplia esse debate, conectando saúde, educação, assistência social e tantos outros campos que impactam diretamente nossas vidas”, afirmou a secretária Zenaide Lustosa.

O prefeito de Amarante, professor Adriano Silva, destacou o compromisso da gestão municipal com as mulheres: “Estamos felizes em realizar esta primeira conferência, especialmente após a inauguração da Casa da Mulher Amarantina. Isso fortalece nossas políticas, desde o enfrentamento à violência até as ações de empreendedorismo. Em Amarante, temos um cuidado especial com as mulheres, e isso se reflete em nossas ações.”

A prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda, reforçou a importância da mobilização: “Nosso objetivo é ampliar a participação das mulheres na política e garantir os nossos direitos. Com o apoio da Secretaria das Mulheres, queremos incentivar a criação de mais secretarias municipais de políticas para as mulheres. Esta conferência é um momento de avançar coletivamente.”

A segurança pública também esteve representada na conferência. O capitão Valgeilson, da Polícia Militar e coordenador da Guarda Maria da Penha de Amarante, reafirmou o compromisso com a proteção das mulheres: “Estamos aqui para proteger. Nossa viatura está disponível para Amarante e cidades da região, aplicando a Lei Maria da Penha e garantindo a segurança das mulheres. Vocês não estão sozinhas, estamos juntos nessa luta.”

A programação contou ainda com a participação de representantes da sociedade civil, como a fonoaudióloga Tairine Sibele: “Foi um momento de escuta, aprendizado e fortalecimento. Estar ao lado de tantas mulheres comprometidas com a transformação social reafirma a importância da nossa luta por mais direitos e representatividade.”

Já a empresária Maricélia Soares compartilhou sua vivência como empreendedora: “Participar da conferência foi transformador. Levei comigo a voz do empreendedorismo feminino, compartilhei desafios e me inspirei com tantas histórias de superação. Fortalecer a presença das mulheres nos negócios é impulsionar também a autonomia feminina.”

A Conferência de Amarante representa um passo importante para consolidar políticas públicas voltadas às mulheres em todo o estado, promovendo a escuta ativa e o protagonismo feminino nos espaços de decisão.


Fonte: Sempi