Canto do Buriti realiza III Festival Melão e Mel com produção de 30 mil toneladas de melão
Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí
Nesta sexta-feira, 18 de julho, o município de Canto do Buriti será palco de uma das maiores celebrações da cultura, produção e empreendedorismo do Sul do Piauí: o III Festival Melão e Mel. O evento ocorre na tradicional Arena do Povo e promete movimentar a economia local e atrair visitantes de toda a região. Somente em melão, foram mais de 30 mil toneladas produzidas nesta safra.
O secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, conta que esta festa comemora o potencial produtivo da região e a geração de emprego e renda. “São milhares de postos de trabalho diretos e indiretos gerados por meio da cadeia de produção de mel e melão. Com a festa, a cidade de Canto do Buriti atrai turistas de toda a região, o que também movimenta o comércio e a rede hoteleira”, considera.

Eliana Pinheiro, que representa a Itaueira Agropecuária, explica que a safra garante o emprego de até 1.200 funcionários. “Nossa safra é de 30 mil toneladas de melão em uma área plantada de 930 hectares. Abastecemos o mercado interno e todo o Brasil com a produção”, revela.
A programação é diversificada e valoriza as potencialidades do território, com destaque para a feira agropecuária, degustações de melão e mel, oficinas, palestras e vivências voltadas para temas como juventude, inovação e sustentabilidade. Além disso, o público poderá aproveitar shows culturais e atrações musicais que animarão a noite em clima de festa e valorização da identidade local.
O Festival é uma iniciativa que une tradição e desenvolvimento, promovendo a agricultura familiar, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a economia criativa. Com foco na valorização dos produtos da terra e na troca de conhecimentos, o evento se consolida como um importante espaço de integração entre produtores, estudantes, pesquisadores e a população em geral.
O III Festival Melão e Mel é gratuito e aberto ao público. A expectativa é de um grande público e de bons resultados tanto para os expositores quanto para os visitantes.
Apoios e patrocínio
O Festival Melão e Mel conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Banco do Nordeste, Badespi e Sebrae, além do patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur)
Fonte: Setur