Startup de Teresina recebe apoio do Sebrae e conquista crescimento de 1.400% em um ano
A Exhibida Beauty inova com produtos de beleza para as mulheres teresinenses e participou do programa StartupNE
Em menos de um ano, a empresária Aléxia Luz, CEO da startup Exhibida Beauty, viu o seu negócio ter um crescimento que até então era inimaginável. Após participar do programa StartupNE, do Sebrae, a empresa inovadora que oferta produtos de maquiagem que combinam com o tom de pele e com o calor de Teresina (PI), teve um salto de 1.400% no faturamento mensal. Nesta semana, a empresa foi uma das expositoras no Nordeste ON, maior evento de inovação da região, que foi realizado na capital piauiense.
“O aumento do faturamento aconteceu exatamente em novembro do ano passado, após o início do programa. Sem o StartupNE, ou seja, sem o apoio do Sebrae, não teria conseguido lapidar a Exhibida e feito ela ser a startup que é hoje. Eu não teria conseguido entender minha persona, meu público e vender conversando e sendo amiga da mulher teresinense”, comenta Alexia.
Nós não somente crescemos dentro do programa, como conseguimos entender nosso lugar, nosso público e para quem eu queria vender. Hoje a Exhibida Beauty consegue se entender como uma marca de beleza inteligente para mulheres ocupadas.
Aléxia Luz, CEO da startup Exhibida Beauty.
Empreender já faz parte da trajetória da mulher, mãe e autista. O ofício na venda de maquiagem começou quando as filhas gêmeas nasceram, para complementar a renda da casa. Alexia Luz lembra que foi criando kits de produtos personalizados, quando percebeu que as pessoas gostavam daquela abordagem. Ela teve até uma oportunidade ter uma linha de batons, mas a pandemia frustrou os planos. “As vendas ficaram comprometidas e eu não sabia nada sobre como gerir um negócio”, recorda.
Apenas em 2023 ela retomou o projeto com uma nova linha de batons e glosses, com pigmentos e glíteres. Foi quando passou a entender que estava fazendo inovação. Hoje, pensando em diversidade, ela consegue atender até 20 tons de pele em pó compacto, sendo desses 10 tons só de tonalidades para as mulheres negras.
“São produtos pensados para diminuir nosso tempo em maquiagem, pois sabemos que nosso dia a dia é extremamente agitado e não temos tempo de ficar com uma skincare de 30 etapas e maquiagem demoradas. Precisamos de algo que realmente nos poupe tempo e nos ajude a melhorar nossa pele enquanto usamos isso”, comenta.
Nossos produtos têm performance de aguentar o calor do nosso Nordeste, de nossa Teresina. Além disso, eles têm proteção solar fator 50 e são desenvolvidos para aguentar o brilho, para aguentar a oleosidade.
Aléxia Luz, CEO da startup Exhibida Beauty.
Ela diz que está trabalhando agora para lançar um sérum facial de caju. “O caju é o símbolo maior da nossa cidade. Eu acho que não tem como vir em Teresina e não comer um caju e não tomar uma cajuína. Pensando nisso, o produto é um sérum facial antioxidante, hidratante, além de deixar a pele sequinha”, explica.
Crescimento
Alexia Luz também planeja o futuro da sua startup. “Meu desejo com a Exhibida é que ela se torne a marca de maquiagem mais reconhecida e amada do Nordeste, sendo referência em beleza prática, inteligente e inclusiva. Quero que a mulher nordestina se veja representada, valorizada e acolhida em cada produto nosso, desde a escolha dos tons até a linguagem que usamos. Que em qualquer lugar que ela esteja, possa sentir um pouco em casa ao usar nosso produto”, conclui.
De acordo com dados do Sebrae Startups Report Brasil 2024, desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups, o ecossistema brasileiro de startups vive um novo capítulo. Pela primeira vez, o Nordeste aparece como segunda maior região em número de startups mapeadas, com 23,53% do total nacional, atrás apenas do Sudeste, que lidera com 36,15%. O Sul responde por 21,06% das startups do país.
Fonte: Sebrae