Piauí no Top 20 nacional: municípios são destaque em rapidez na abertura de empresas
Brejo do Piauí e Ilha Grande estão entre os municípios do Brasil que mais foram rápidos em abrir empresas
O Piauí reforçou seu destaque nacional no cenário do empreendedorismo durante o evento “Transformar Juntos 2025”, promovido pelo Sebrae, em Brasília. Em palestra ministrada pela diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Flávia Brito, os municípios piauienses de Brejo no Piauí e Ilha Grande foram exemplos em agilidade no processo de abertura de empresas, fazendo parte do ranking das 20 cidades do Brasil mais céleres.
Para a presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, que esteve presente no evento, juntamente com a vice, Thania Linhares, esse resultado é fruto de um trabalho em conjunto da autarquia com as prefeituras e órgãos licenciadores. A ação busca promover a desburocratização ao ambiente de negócios do estado, e assim, impulsionar o empreendedorismo.
“Este reconhecimento confirma o nosso compromisso em seguir promovendo a desburocratização com tecnologia, integração e trabalho conjunto, para impulsionar o empreendedorismo e transformar economicamente nosso estado. Isso só é possível porque acreditamos que quando facilitamos a abertura de uma empresa, estamos gerando emprego, renda e oportunidades, especialmente nas cidades do interior do Piauí”, afirmou Alzenir Porto.
A diretora do DREI, Flávia Brito, ressaltou a colaboração institucional das Juntas Comerciais para os avanços na regulamentação e integração do registro de empresas no Brasil. Essa união de esforços foi o que possibilitou a rapidez nas etapas de abertura, e contribuiu diretamente para a redução do tempo.
“As Juntas fizeram o seu dever de casa, elas contribuíram muito para essa celeridade. Hoje, nós temos a viabilidade em registro, com municípios que em minutos conseguem abrir uma empresa”, pontuou.
Piauí em evidência
Atualmente, o Piauí se mantém como o estado mais rápido do Brasil no registro empresarial, levando apenas 5 horas e 37 minutos para constituir uma empresa, conforme dados do Ranking Geral da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
Ações estratégicas da Jucepi, com destaque para o Ranking Jucepi de Agilidade, espelham as boas colocações. A iniciativa monitora e incentiva a melhoria contínua dos serviços prestados pelos municípios aos empreendedores, reconhecendo mensalmente as cidades mais bem colocadas na formalização de novos negócios.
Transformar Juntos 2025
O evento reuniu lideranças, gestores públicos e autoridades municipais e estaduais para uma troca de experiências e construção de redes colaborativas em prol do desenvolvimento sustentável do país.
Com palestras e oficinas, o encontro é uma oportunidade para tratar da melhoria do ambiente de negócios, debatendo avanços e desafios, para assim, transformar ainda mais o cenário empreendedor e econômico do país.
Fonte: Ccom