Badespi mais que dobra contratos em 2025 e amplia atuação em todo o Piauí
Agência registra aumento de 117% no número de contratos assinados em comparação ao mesmo período de 2024, ampliando sua presença para 120 municípios piauienses
A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) encerrou o primeiro semestre de 2025 com um expressivo crescimento no número de contratos de crédito firmados com empreendedores e produtores piauienses. De janeiro a junho deste ano, a agência assinou 1.958 contratos, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2024, que totalizou 903 contratos, um crescimento de 117%.
“Temos seguido à risca nosso plano de trabalho, em total alinhamento com o Governo do Estado, que tem injetado recursos na Badespi e nos dado as condições para ampliar nosso alcance. Esse resultado é fruto de gestão, parceria institucional e muito trabalho em equipe”, pontua o presidente da Badespi, Marcelo Bueno, reforçando o compromisso de levar o crédito aos 224 municípios do Piauí.

Neste primeiro semestre, a Badespi já alcançou 120 cidades, superando as 101 localidades atendidas no mesmo período de 2024. Além disso, a agência conseguiu realizar liberações em todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado, um marco importante para o planejamento estratégico da instituição.
Segundo o diretor de Operações da Badespi, João Paulo, esse avanço é resultado direto do engajamento da equipe técnica e da confiança dos empreendedores. “Por trás de cada contrato existe uma história de esforço, resiliência e esperança. Estamos vivendo uma nova fase na Badespi, com metas ambiciosas e uma equipe comprometida em entregar resultados concretos para o povo piauiense”, completa o gestor.
As linhas de crédito que tiveram maior número de contratos firmados foram microcrédito e microempresas, com 766 e 132 respectivamente. A gerente de Operações da Badespi, Fábia Caroline, explica que esses produtos atendem diretamente às demandas de quem empreende na base da economia.
“São linhas que atendem com agilidade e com condições facilitadas, principalmente os pequenos negócios. O nosso objetivo é ser acessível e parceiro, desde o primeiro atendimento até a liberação do recurso”, acrescenta a gestora.
Casos como o da empreendedora Alexandra Menezes, da Fábrica Juá, em São Raimundo Nonato, confirmam a importância do crédito. “Esse crédito chegou na hora certa. Minha pequena fábrica precisava de um reforço para continuar crescendo, e a Badespi me deu esse fôlego. É um parceiro de verdade para quem empreende no interior”, afirmou a beneficiada.
Em Oeiras, o empresário Yure Barros, proprietário dos empreendimentos Da Villa Pizzaria e Da Villa Cafeteria, também reforça os impactos positivos do crédito. “Conhecer a Badespi foi uma virada de chave para meu negócio. Consegui investir mais, melhorar meu atendimento e crescer. E o melhor: com a menor taxa de juros que já tive. Isso facilita muito para quem está no batente todos os dias”, completou o empresário.
Com resultados a expectativa é que o segundo semestre de 2025 traga ainda mais expansão. A Badespi já trabalha com ações estratégicas para consolidar sua presença nos municípios restantes, sempre com foco em gerar desenvolvimento econômico, inclusão financeira e transformação social no território piauiense.
Fonte: Ccom