Educação - 20/05/2025 - 09:17

Alunos da Escola Ubiraci Carvalho visitam a CEASA e aprendem sobre alimentação saudável na prática

Durante a atividade, os alunos também realizaram entrevistas com os vendedores, conversando diretamente com trabalhadores que fazem parte da cadeia de abastecimento alimentar do estado. As conversas revelaram histórias de vida, desafios e a importância do trabalho realizado diariamente por agricultores e feirantes



Foto: PMT

Nesta segunda-feira (19), os alunos do 9º ano ‘A’ da Escola Municipal Ubiraci Carvalho participaram de uma experiência educativa e transformadora: uma visita guiada à Central de Abastecimento (CEASA) de Teresina. A ação faz parte da primeira atividade da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A atividade contou com a participação de 28 alunos, acompanhados pela nutricionista, Ana Luísa Machado e pelo professor de Geografia, Francivaldo, que vem desenvolvendo, em sala de aula, uma proposta pedagógica voltada à conscientização sobre alimentação saudável. A visita teve como objetivo principal aproximar os estudantes da origem dos alimentos que consomem, além de promover a valorização dos agricultores e comerciantes que integram a cadeia produtiva.

A visita foi guiada por Juliana, responsável pela comunicação da CEASA, que apresentou os principais setores do espaço, explicando a rotina de trabalho, os horários de funcionamento, os processos de comercialização e os diversos tipos de alimentos comercializados no local.

Durante a atividade, os alunos também realizaram entrevistas com os vendedores, conversando diretamente com trabalhadores que fazem parte da cadeia de abastecimento alimentar do estado. As conversas revelaram histórias de vida, desafios e a importância do trabalho realizado diariamente por agricultores e feirantes.

Outro destaque da visita foi o conhecimento sobre o funcionamento do Banco de Alimentos da CEASA. A iniciativa arrecada doações de produtos que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva e os redistribui para instituições sociais, contribuindo no combate à fome e à insegurança alimentar.

A proposta é que, após a experiência, os estudantes criem um mural de exposição com os aprendizados mais relevantes, destacando os fatos curiosos, as histórias que mais os impactaram e os alimentos novos que descobriram.

Por meio de práticas como esta, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), reforça seu compromisso com uma educação contextualizada e integrada, em que os alunos assumem o papel de protagonistas na construção do conhecimento e no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre saúde, alimentação e cidadania.


Fonte: PMT