Abertura das Paralimpíadas Escolares Piauienses ocorre nesta sexta-feira (11) em Teresina
Participam estudantes de 11 a 17 anos, de escolas públicas, municipais e estaduais, além de particulares e IFPI
A abertura das Paralimpíadas Escolares Piauienses 2025 será realizada, nesta sexta-feira (11), às 19h30, no Hotel Cajuína Sul, em Teresina. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com as secretarias da Educação (Seduc) e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
A etapa estadual das Paralimpíadas Escolares é realizada anualmente e, a partir de 2023, fazem parte dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos, com matrículas regulares em escolas públicas, municipais e estaduais de todo o estado. Como também, de alunos de escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Em, 2023, o Piauí fez história, levando pela primeira vez uma delegação para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, com 37 membros (12 da comissão técnica e 25 atletas). No primeiro ano, os atletas piauienses disputaram nas modalidades atletismo e natação. Os classificados participaram da etapa nacional, conquistando três medalhas, sendo dois ouros e um bronze.
No ano seguinte (2024), a equipe piauiense foi formada por 105 pessoas (36 do staff e 79 atletas) de 20 escolas de 13 municípios do estado. Os atletas competiram nas modalidades atletismo, natação, bocha e parabadminton. Conquistando cinco medalhas na etapa nacional, sendo um ouro, duas pratas e dois bronzes.
Em 2025, o Piauí segue aumentando o número de modalidades da qual participa. Agora, cinco modalidades terão a participação dos piauienses: atletismo, natação, bocha, parabadminton e, pela primeira vez, o tênis de mesa; com expectativa de trazer na bagagem um maior número de medalhas de São Paulo, onde acontecerá as Paralimpíadas escolares nacionais.
Neste ano, a delegação piauiense será composta de 183 membros. Desses, 46 são da comissão técnica e 137 atletas, vindos de 72 escolas de 20 cidades. Serão 110 atletas no atletismo, 15 no tênis de mesa, 8 da natação, 5 parabadminton e um na bocha.
“Em três anos de gestão, a Secepi passou de 37 para 137 atletas disputando nas paralimpíadas. Um aumento expressivo de aproximadamente 448% no número de atletas piauienses disputando vaga no maior evento escolar paraolímpico do país. São oportunidades que o Governo do Estado oferece para beneficiar a vida dos atletas, fazendo diferença também na família e na comunidade”, destacou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.
“As Paralimpíadas Escolares são a prova de que a educação pública do Piauí é, de fato, para todos. Em parceria com a Secepi e a Seid, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e com o protagonismo dos nossos estudantes. Sejam nas pistas, nas quadras ou nas arenas, acreditamos no potencial de cada um deles”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Já o secretário da Seid, Mauro Eduardo, afirmou que “esse é um momento importante e de inclusão das pessoas com deficiência no esporte paralímpico. E já começamos a colher frutos positivos. Como é o caso aluno João Pedro, que se tornou campeão mundial de atletismo. Sabemos a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência como instrumento de reabilitação e de inclusão”.
Fonte: Ccom