Quinta da Escuta fortalece o diálogo entre a gestão e a população de Teresina
SEMDEC fortalece o diálogo com a população
A Quinta da Escuta, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), alcançou seu objetivo no mês de janeiro ao aproximar a gestão municipal dos teresinenses. Durante o período, o secretário Sávio Normando recebeu diversos cidadãos, ouviu sugestões, ideias e promoveu uma escuta qualificada, garantindo que as demandas da população fossem diretamente consideradas no desenvolvimento da cidade.
As empreendedoras e designers de moda Ana Ibiapina e Darliane Tavares apresentaram, durante a participação na Quinta da Escuta, o projeto Entre Fios e Retalhos. Elas solicitaram apoio da Secretaria para ampliar o alcance da iniciativa, que transforma resíduos têxteis em oportunidades de renda para mulheres e pequenos empreendedores.
“Essa foi a primeira vez que conseguimos apresentar nosso projeto a um órgão público. Fomos ouvidas por meio da Quinta da Escuta e estamos muito gratas e felizes com essa porta que se abriu pela gestão do prefeito Sílvio Mendes. Temos muita esperança de contar com esse apoio, pois queremos contribuir com o desenvolvimento e a economia da nossa cidade”, destacou Ana Ibiapina.
O projeto Entre Fios e Retalhos recolhe sobras de tecido de indústrias e fábricas e as destina a mulheres que, com capacitação oferecida pelas próprias empreendedoras, produzem peças como tapetes e bolsas. Além disso, a iniciativa também auxilia na comercialização desses produtos, garantindo uma fonte de renda para quem mais precisa.
“Nós apresentamos o projeto em uma semana na SEMDEC e, na semana seguinte, já tivemos um retorno do secretário. Nos reunimos com as gerentes de Economia Solidária e Economia Criativa, e estamos muito otimistas de que poderemos levar essa iniciativa para as comunidades, ajudando mulheres que não possuem ocupação formal a terem sua própria fonte de renda”, ressaltou Darliane Tavares.
A Quinta da Escuta é um espaço de diálogo aberto, permitindo que os teresinenses apresentem sugestões e colaborem diretamente com a administração pública. A proposta atende à missão dada pelo prefeito Sílvio Mendes à SEMDEC: escutar a população e buscar soluções que atendam às suas necessidades.
“O prefeito nos orientou a estar próximos da população, ouvindo suas demandas e sugestões. E a Quinta da Escuta surgiu exatamente para isso. Ficamos muito motivados com projetos inovadores como o Entre Fios e Retalhos, que dialoga com a proposta do prefeito de incentivar a economia criativa e solidária. E as portas da SEMDEC continuarão sempre abertas para todos aqueles que queiram contribuir com a nossa gestão”, afirmou o secretário Sávio Normando.
A Quinta da Escuta acontece todas as quintas-feiras, das 16h às 17h, na sede da SEMDEC, localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, Nº 1347, bairro Jóquei. A participação é espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.
Fonte: PMT