Inclusão - 17/05/2025 - 10:09

Programa “Entenda Minhas Mãos” já capacitou 200 servidores públicos em Libras

A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração com a Escola de Governo, Seid e Uespi



Foto: Ccom

No Piauí, o programa Entenda Minhas Mãos vem transformando a relação entre o serviço público e a comunidade surda. A iniciativa promove capacitação permanente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores da administração pública direta e, desde seu lançamento, em agosto de 2023, já formou 200 servidores distribuídos em níveis básico, intermediário e avançado.

A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), com a Escola de Governo, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Segundo dados da Escola de Governo, do total de capacitados, 42 atuam na área da saúde, 14 nas forças de segurança pública, 45 no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e 99 em outros órgãos estaduais. A meta é que cada órgão público conte com, pelo menos, dois servidores aptos a se comunicar em Libras, garantindo um atendimento mais inclusivo e respeitoso à população surda.

O secretário Mauro Eduardo Cardoso, da Seid, comemora os avanços e destaca que o programa representa um marco na promoção da acessibilidade. “Hoje, o Estado do Piauí é uma referência nacional nessa área. É um marco em nível Brasil, pois temos feito a diferença com a inclusão. Nosso estado se destaca por oferecer essa formação tão importante e isso nos dá ainda mais responsabilidade para seguir trabalhando pela inclusão da pessoa surda nos serviços públicos”, ressalta o secretário.

 

Além do reconhecimento institucional, o programa se fortalece nas experiências daqueles que o constroem no dia a dia. É o caso do professor Misael Silva, surdo e responsável pelas aulas do curso avançado de Libras. “O Entenda Minhas Mãos tem sido uma experiência muito importante para mim. Como professor surdo e participante ativo há dois anos, tenho orgulho de contribuir com a capacitação de servidores públicos”.

Ele reforça ainda que muitos servidores, depois da capacitação, se tornam agentes de transformação. “Nosso objetivo principal é preparar funcionários públicos para atender melhor a comunidade surda, com mais empatia, respeito e acessibilidade. Por meio da Língua de Sinais, construímos pontes que unem diferentes mundos e garantem que todos tenham voz e vez na sociedade”, completou.

Entre os servidores capacitados, Kelson Brito, coordenador do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, da área da Segurança Pública, compartilhou sua experiência. “Fiquei muito feliz quando foi disponibilizado o curso de Libras e logo busquei me inscrever. Pensei em aprimorar meus conhecimentos para poder dar voz e oferecer um atendimento mais humano. Que venham mais cursos, porque quanto mais aprendemos, mais preparados estaremos para acolher com respeito”, afirmou, agradecendo ao governador Rafael Fonteles e aos gestores pela iniciativa.


Fonte: Ccom