Identificação - 11/07/2025 - 14:55

Novo Santo Antônio terá 1º mutirão de emissão da nova CIN pelo Instituto de Cidadania Digital

A ação integra o projeto Todos Nós Piauienses, que tem como objetivo garantir o novo documento a 100% dos moradores das cidades atendidas



Foto: SSP-PI

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Cidadania Digital, dará início, na próxima segunda-feira (14), a um mutirão de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no município de Novo Santo Antônio. A ação integra o projeto Todos Nós Piauienses, que tem como objetivo garantir o novo documento a 100% dos moradores das cidades atendidas.

Além de Novo Santo Antônio, o projeto contemplará também os municípios de Riacho Frio, Santa Cruz do Piauí, Cristino Castro e Caraúbas, promovendo inclusão social, cidadania e acesso a políticas públicas.

O atendimento em Novo Santo Antônio acontecerá de 14 a 18 de julho, no Centro Administrativo do município. A emissão será gratuita para a primeira via e também para aqueles que desejarem substituir o modelo antigo da identidade. Para solicitar o novo documento, é necessário apresentar:

  • Certidão de nascimento ou casamento atualizada (emitida nos últimos 10 anos, com número de matrícula e selo de verificação);
  • CPF (quem ainda não possui CPF poderá solicitá-lo no momento do atendimento, com o apoio dos servidores no local);
  • Comprovante de endereço.

“A equipe do Instituto de Cidadania Digital, em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Santo Antônio, realizará uma grande ação social para garantir que toda a população do município tenha acesso à nova Carteira de Identidade Nacional. Compareça e atualize o seu documento. A CIN é a porta de entrada para a cidadania digital”, destaca o superintendente Marcelo Mascarenha.

Riacho Frio e Santa Cruz do Piauí serão os próximos municípios a receber o projeto, com datas já confirmadas para os meses de julho e agosto.

Até o momento, mais de 1 milhão de novas identidades já foram emitidas no estado, o equivalente a mais de 35% da população piauiense. Atualmente, o Piauí conta com 183 unidades de atendimento em funcionamento, distribuídas por 158 municípios, o que amplia o acesso ao serviço em todas as regiões.

A meta do Governo do Estado é que, até 2026, 100% da população piauiense esteja com a nova identidade em mãos. Além disso, todos os municípios deverão contar com uma Unidade de Serviços Digitais, que não só fará a emissão da CIN, como também servirá de suporte para outros serviços digitais do governo.


Fonte: SSP-PI