Conselho Fiscal do IPMT discute sustentabilidade financeira e projeções da previdência
Além do acompanhamento da gestão financeira e da fiscalização das contas, a reunião também abordou estratégias de prevenção de riscos e alternativas para proteger o caixa da previdência municipal
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT), realizou na manhã desta sexta-feira (8), mais uma reunião com o Conselho Fiscal, reafirmando o compromisso com a transparência e a boa gestão dos recursos previdenciários.
Durante o encontro, foi apresentada uma análise detalhada da avaliação atuarial do ano de 2025 (data base 31/12/2024), com comparativo desde 2017 até os dias atuais, e projeções futuras para os próximos 75 anos. O objetivo foi discutir de forma técnica os resultados atuariais, os ajustes ao longo dos anos, bem como os impactos das perdas e ganhos atuariais sobre a sustentabilidade e o equilíbrio financeiro do Instituto. Um dos pontos destacados foi o reflexo dos aumentos salariais concedidos aos servidores, que impactam diretamente nas projeções de gastos com aposentadorias atuais e futuras.
“Esse é um problema que todos os entes vão enfrentar, mas temos que resolver com pragmatismo. É melhor nos programarmos agora para resolver os problemas que possamos vir a enfrentar no futuro”, destacou o diretor de Investimentos do IPMT, José Ribamar Veloso Junior.
Além do acompanhamento da gestão financeira e da fiscalização das contas, a reunião também abordou estratégias de prevenção de riscos e alternativas para proteger o caixa da previdência municipal. Entre as melhores possibilidades de incremento, foram discutidas ações voltadas para a diversificação dos investimentos com foco em segurança e rentabilidade; o aprimoramento da arrecadação previdenciária, por meio de controle rigoroso das contribuições; o estímulo à adoção de medidas legislativas e administrativas que contribuam para a redução de déficits futuros; e o planejamento, como forma de se preparar para os desafios futuros.
Veloso comentou ainda que, atualmente, o IPMT encontra-se em situação de estabilidade financeira, resultado da gestão responsável dos recursos e do comprometimento com a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social. “A reunião do Conselho Fiscal reforça a importância do planejamento de longo prazo e da atuação técnica para garantir os direitos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do município de Teresina”, reforçou.
Fonte: PMT