Piauí terá maior formatura da história de brigadistas e amplia rede de proteção ambiental
Com a conclusão desse curso, o Piauí alcança a marca de mais de 1.300 brigadistas capacitados e distribuídos em 94 municípios, fortalecendo a presença do estado nas áreas mais vulneráveis a incêndios florestais
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, segue avançando na expansão da rede de brigadas municipais contra incêndios florestais. Neste final de semana, mais 39 novos brigadistas foram capacitados nos municípios de Cristino Castro, Colônia do Gurguéia e Santa Luz. A ação faz parte da estratégia do Governo do Estado para garantir respostas rápidas e eficazes no combate ao fogo, sobretudo durante o período mais crítico de queimadas no estado.

Com a conclusão desse curso, o Piauí alcança a marca de mais de 1.300 brigadistas capacitados e distribuídos em 94 municípios, fortalecendo a presença do estado nas áreas mais vulneráveis a incêndios florestais.
O capitão William Borges, do Corpo de Bombeiros e responsável pela formação, destaca a importância da iniciativa.
“Estamos preparando pessoas das próprias comunidades para atuar de forma direta e eficiente no combate a incêndios. São agentes que conhecem o território e agora estão qualificados para proteger o meio ambiente e a vida das pessoas”, explicou o instrutor.
O coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, reforça o compromisso da secretaria com o fortalecimento das brigadas municipais.
“O estado tem avançado muito nas formações, promovendo ações integradas que garantem o pronto atendimento às comunidades, mantendo agilidade na resposta e reduzindo significativamente as queimadas”, disse.
A grande mobilização culmina nesta sexta-feira (25), na cidade de Bom Jesus, com a maior formatura de brigadistas da história do Piauí, quando mais de 260 novos brigadistas de mais de 20 cidades receberão seus certificados em uma cerimônia especial.
Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, esse é um momento histórico para o Piauí.
“Essa é a maior entrega de brigadistas que o estado já realizou. É uma conquista coletiva, que mostra o compromisso do governo com a prevenção, com o meio ambiente e com a segurança das pessoas que vivem no semiárido piauiense”, destacou o gestor.
A formação de brigadas tem sido uma das prioridades da Semarh dentro da política estadual de prevenção a desastres ambientais, especialmente em regiões suscetíveis à desertificação e queimadas. O trabalho contínuo garante que o estado esteja mais preparado para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e proteger seus recursos naturais.
Fonte: Semarh