Combate às queimadas - 11/08/2025 - 13:55

Piauí reforça combate às queimadas com nova formação de brigadistas no Vale do Itaim

A capacitação, com aulas teóricas e práticas, é fruto de uma parceria entre a Semarh, Corpo de Bombeiros, prefeituras e Batalhão de PM Aéreo



Foto: Ccom

Nos próximos três dias, o Piauí vai ganhar um reforço importante contra as queimadas. Até a próxima quarta-feira (13), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, em Paulistana, a formação das Brigadas Florestais Municipais do Vale do Itaim, reunindo participantes de Paulistana, Acauã, Curral Novo e Jacobina do Piauí. Ao final do treinamento, serão mais 55 brigadistas prontos para proteger o estado do avanço do fogo.

A capacitação, com aulas teóricas e práticas, é fruto de uma parceria entre a Semarh, Corpo de Bombeiros, prefeituras, SAMU de Paulistana e lideranças locais. O prefeito Oswaldo da Abelha Branca, de Paulistana, e o prefeito Wanderlei Carvalho, de Jacobina do Piauí, participaram da abertura do evento, reforçando o apoio das administrações municipais.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, lembra que a ação integra um plano maior de combate ao fogo. “Cada brigadista formado é um multiplicador de conhecimento e um guardião da nossa vegetação. Estamos fortalecendo as cidades para agir rápido e evitar que o fogo se espalhe”, disse.

O instrutor principal, capitão William Borges, do Corpo de Bombeiros, destacou que a preparação técnica é decisiva. “No campo, o conhecimento salva vidas e preserva o meio ambiente. Essas equipes sairão daqui prontas para agir com segurança e eficiência”, destacou.

Para o coordenador de prevenção da Semarh, Shandallye Araújo, que também integra a equipe de instrutores do curso, a união é a chave do sucesso. “Não existe combate ao fogo sem trabalho conjunto. Prefeituras, bombeiros, órgãos ambientais e comunidade precisam estar lado a lado nessa missão”, pontuou.

Com essa formação, o Piauí amplia a rede de brigadas municipais e fortalece a proteção de áreas vulneráveis, garantindo mais segurança para a população durante o período crítico de incêndios. Só esse ano, mais de 500 novos brigadistas já foram formados, somando mais de 1,3 mil componentes em 94 cidades. Destaque para as mulheres que compõem 20% desse quadro. Mês passado, o governador participou, inclusive, da maior formatura de brigadistas da história: 260 total, em Bom Jesus.


Fonte: Ccom