Cidades do sul do Piauí enfrentam frio de madrugada e calor forte de dia
A região semiárida do Piauí, que abrange boa parte do sul do estado, tem pouca vegetação e solos secos, o que contribui ainda mais para essas oscilações de temperatura
Em torno de 40 cidades do extremo sul do Piauí, estão enfrentando uma situação climática que chama atenção: madrugadas frias e tardes muito quentes, com diferenças de temperatura que passam dos 20 graus no mesmo dia. É o que os meteorologistas chamam de amplitude térmica.
Em Alvorada do Gurguéia, por exemplo, neste último fim de semana, os termômetros marcaram 16,9°C nas primeiras horas da manhã e chegaram a quase 38,4°C durante a tarde — uma variação de mais de 21,5°C graus.
Esse fenômeno tem sido comum na região, especialmente no outono. Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), isso acontece por causa das características do clima semiárido.
“Com o céu limpo e o ar mais seco, o calor do dia escapa rápido durante a noite, fazendo a temperatura cair bastante. Mas quando o sol nasce, ele aquece com força e o calor volta rápido. É parecido com o que acontece no deserto do Saara: muito frio de noite e muito quente de dia, claro que guardadas as proporções”, explica.
A região semiárida do Piauí, que abrange boa parte do sul do estado, tem pouca vegetação e solos secos, o que contribui ainda mais para essas oscilações de temperatura.
A orientação dos especialistas é que a população redobre os cuidados com a saúde, especialmente com crianças e idosos: agasalhar-se bem nas madrugadas e manter-se hidratado e protegido do sol durante o dia.
Esse tipo de variação, embora normal nessa época do ano, está mais intensa em 2025, segundo dados da SEMAR, e deve continuar até o início de julho.
Fonte: Semarh