Piauí passa a integrar fórum nacional e reforça protagonismo em energia e mineração
Esse é um passo estratégico para ampliar a articulação entre os estados e fortalecer pautas que impulsionam o desenvolvimento regional e nacional
O Governo do Piauí marcou presença no Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSEME), realizado em Salvador (BA). Representando o Estado, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, integrou as discussões sobre os rumos das políticas públicas nas áreas de energia e mineração. O encontro também marcou a entrada oficial do Piauí no fórum, um passo estratégico para ampliar a articulação entre os estados e fortalecer pautas que impulsionam o desenvolvimento regional e nacional.
Durante o evento, realizado nessa terça-feira (27), o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o Atlas Brasileiro da Transição Energética, uma pesquisa inédita que reúne dados das secretarias estaduais de Minas e Energia de todo o país. O levantamento oferece um panorama detalhado das vocações e potencialidades regionais, mapeando iniciativas públicas locais e identificando oportunidades de cooperação entre estados e com o Governo Federal.
O encontro também foi marcado pela eleição do novo presidente do FNSEME, Ronney Peixoto, do estado do Amazonas, que assume a liderança do fórum com a missão de conduzir as pautas prioritárias do setor nos próximos anos.
“A participação do Piauí neste fórum reforça nosso compromisso com uma transição energética justa e sustentável. Estamos implementando políticas que colocam o Estado como um dos principais polos de energia renovável do Brasil, evidenciado através do protagonismo do Piauí no processo de descarbonização, especialmente por meio do hidrogênio verde”, afirmou o secretário Washington Bonfim.
De acordo com o Atlas, todas as regiões do Brasil contam com leis ou iniciativas voltadas ao hidrogênio de baixa emissão de carbono, além de marcos regulatórios que incentivam o uso da biomassa, especialmente na produção de biocombustíveis. No cenário nacional, o Piauí se destaca com políticas inovadoras, como a Política Estadual de Incentivo ao hidrogênio verde, a Lei de Incentivo à Irrigação e a legislação que facilita a aquisição de sistemas de energia fotovoltaica para serviços públicos.
Diversos temas relevantes foram debatidos ao longo do fórum, incluindo a geração de energia renovável no Nordeste, os desafios relacionados à mineração crítica, a competitividade da indústria de fertilizantes sob a ótica da mineração, o avanço dos data centers no país e o uso de plataformas que integram inteligência e território, como o exemplo apresentado pela Bahia.
Sobre o FNSEME
Criado em 1995, o Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSEME) é uma entidade que reúne os secretários estaduais responsáveis pelas áreas de minas, energia e gás. O fórum tem como missão promover a articulação institucional, o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre os estados.
A cada edição, os encontros promovem discussões técnicas e políticas sobre temas estratégicos, como a transição energética, a reforma tributária do setor, o uso de biocombustíveis e fontes renováveis, entre outros. As decisões e propostas resultantes do fórum contribuem para alinhar as ações dos estados com as diretrizes nacionais, fomentando o desenvolvimento sustentável e a integração energética do país.
Fonte: Ccom