Lazer - 13/08/2025 - 15:02

Novas cafeterias em Teresina viram cenário de encontros, literatura, arte e gastronomia

As cafeterias se multiplicam pela cidade, criando pontos de encontro para amigos, famílias, estudantes e profissionais



Foto: Fundação Antares

Teresina é reconhecida nacionalmente pelo sabor doce e refrescante da cajuína, patrimônio afetivo e cultural da capital do Piauí. Mas na cidade, que completará 173 anos no sábado (16), um outro aroma vem conquistando espaço e transformando hábitos. Por um bom café, cada vez mais pessoas estão se reunindo em ambientes que misturam memória, criatividade e afeto.

As cafeterias se multiplicam pela cidade, criando pontos de encontro para amigos, famílias, estudantes e profissionais. Em espaços decorados com arte, plantas e detalhes que remetem à casa da avó, é possível sentir o clima de acolhimento que muitos empreendedores fazem questão de preservar.

(Foto: Ascom Fundação Antares)

“Queríamos que as pessoas saíssem de casa sem perder a sensação de lar”, conta Maria Gabriela, que fundou, ao lado da mãe, uma cafeteria na zona leste de Teresina. O local nasceu a partir do ateliê da família e, pouco a pouco, se transformou em refúgio para conversas, reuniões e até lançamentos literários.

Entre os frequentadores das cafeterias, há quem tenha encontrado um lugar também para produzir arte. O escritor Wesley da Silva Rodrigues lançou seu livro na cafeteria e destaca a importância do espaço para a realização do seu trabalho. “Aqui as pessoas são muito receptivas, e isso me fez refletir sobre minha escrita e minhas vivências”, comentou.

(Foto: Ascom Fundação Antares)

As cafeterias também chegaram a outros bairros, como o Dirceu, na zona Sudeste de Teresina. Lá, Neylon Bezerra decidiu trocar a carreira de farmacêutico pelo empreendedorismo. Ele aposta em cafés especiais e no cardápio com identidade nordestina, que já conquistou clientes com pratos como o cuscuz de macaxeira e a tapioca de milho. “Mesmo trabalhando com cafés especiais, gostamos de adaptar receitas clássicas e oferecer novidades aos clientes”, explica.

(Foto: Ascom Fundação Antares)
(Foto: Ascom Fundação Antares)

O interessante desses espaços, além do café, são as experiências. É possível encontrar turistas que, ao visitar Teresina, se surpreendem com a atmosfera tranquila e acolhedora das cafeterias. É o caso da estudante Angelina Foster, que é de Washington, Estados Unidos. “Amei tudo: as luzes, as decorações, o mosaico nas mesas. É um ambiente muito artístico e aconchegante”, elogia.

(Foto: Ascom Fundação Antares)

Fonte: Fundação Antares