Mamografia - 19/07/2025 - 13:40

Sesapi disponibiliza caminhão da mamografia para atender população da zona norte de Teresina

A ação deve realizar 180 exames gratuitos em mulheres com mais de 40 anos, durante os dois dias



Foto: Sesapi

A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) disponibilizou neste final de semana um dos Caminhões da Mamografia para realizar exames gratuitos nas moradoras do bairro Parque Brasil I, zona norte de Teresina. A ação é uma parceria com o projeto “Estação do cuidado” e ao todo estão previstos a realização de 180 exames gratuitos para as mulheres residentes da região de 40 anos ou mais durante os dois dias de atendimento.

O serviço estará disponível neste sábado (19) e domingo (20) das 8 horas da manhã até às 17 horas. Para ter acesso ao exame, a mulher interessada precisa apenas seguir até a praça da quadra 10, onde o caminhão está localizado, apresentar documento de identificação e ter 40 anos ou mais.

Olívia Leal, diretora da DUCARA , destaca que o serviço é uma forma de descentralizar a realização desse exame tão importante para a saúde da mulher.

“A Sesapi já conta com o serviço dos caminhões de mamografia rodando e atendendo mulheres por todos os território do nosso estado e agora com essa parceria ajudamos a levar esse serviço para mais próximo da população da zona norte de Teresina”, fala a diretora.

A descentralização dos exames e a proximidade do serviço com a população são um dos fatores que permitiram Cleonice Pereira, 65 anos.de realizar o seu exame. “ Já havia um tempo que eu queria fazer o exame, eu sempre busco cuidar da minha saúde então conseguir fazer a minha mamografia sem ter que sair daqui do bairro e aqui perto de casa é uma coisa ótima”, fala a moradora.

Outro exemplo foi o da Elizângela Cardoso, de 44 anos, ela fala que pela agilidade e facilidade de fazer o exame, ela já vai chamar as outras mulheres da família para fazer,

“As vezes conseguir fazer um exame desse é difícil e demorado mas aqui foi bem rápido e prático, fui bem atendida, já fiz o meu exame, agr eu só espero o resultado. Já falei pro pessoal da minha família vir tbm”, fala Elizângela.

Após a emissão dos resultados a equipe do projeto disponibilizará os laudos para as mulheres atendidas na ação.


Fonte: Sesapi