Saúde - 09/09/2025 - 09:20

Implantando Mais Sorrisos: 3.500 implantes dentários são realizados em todo o Piauí

Os procedimentos reabilitam pacientes em funções como mastigação, fonética, deglutição e estética, restaurando a saúde bucal e a autoestima



Foto: Ccom

O programa Implantando mais Sorrisos, concluiu a primeira etapa dos atendimentos para fixação de 3.500 implantes dentários no Piauí. Piauienses de todos os municípios do estado foram contemplados com os procedimentos, que reabilitam pacientes em funções como mastigação, fonética, deglutição e estética, restaurando a saúde bucal e a autoestima.

A ação de iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), leva atendimento através de consultórios itinerantes, que percorrem as 12 Regiões de Saúde do estado. Todos os 224 municípios foram atendidos, com vagas em número proporcional à população.

Os pacientes são selecionados pelos municípios e chegam ao programa via regulação, através do sistema Regula Piauí. Teresina foi a única cidade atendida através de procura direta dos pacientes. Mulheres vítimas de violência têm prioridade. “Aquelas mulheres que tem sofrido agressão e algum tipo de dano à saúde bucal em consequência disto, solicitamos aos municípios que observem esta condição e dêem prioridade” explica Roberta Alvarenga, coordenadora de saúde Bucal da Sesapi.

A Lei n º 15.116, de 2 de abril de 2025, garante serviços odontológicos para reconstrução e reparação dentária de mulheres
vitimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal.

A etapa de atendimentos do Implantando Sorrisos concluída na semana passada, corresponde à primeira consulta, quando são realizados exames de imagem e outros necessários, além da cirurgia para instalação do implante e aplicação do cicatrizador.

Na segunda visita dos ônibus do programa, prevista para ocorrer a partir de outubro, será feito o escaneamento para confecção da
prótese. A terceira e última etapa inicia em novembro, para a instalação das próteses. O paciente conta com suporte telefônico e presencial durante todo o processo, desde a 1ª consulta até 3 meses após a instalação da prótese.

Os ônibus itinerantes possuem cadeiras odontológicas, Raio-X digital, equipamentos, instrumentais e insumos necessários para os atendimentos. Caso haja necessidade da realização de exames tomográfico ou hemograma, os pacientes sao direcionados a clínicas especializadas sem custo para os mesmos.

“O propósito é dar dignidade às pessoas, melhorar a autoestima, o que faz uma diferença enorme. Mas também resolver a questão funcional, para as pessoas voltarem a mastigar bem, falar corretamente, deglutir da forma correta. Tudo isso, um dente traz de volta” finaliza Roberta.


Fonte: Ccom