Sesapi reforça ações de prevenção e fortalece rede de oncologia no Piauí
Os caminhões da mamografia e o Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI) são alguns dos projetos voltados para a prevenção precoce do câncer no Piauí.
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, 04 de fevereiro, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforça o compromisso com a ampliação do acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença em tempo oportuno. Nos últimos anos, a pasta tem intensificado os investimentos em ações que visam o fortalecimento da rede pública estadual de oncologia e ampliado oferta de serviços em diferentes regiões do estado.
“O enfrentamento ao câncer é uma das nossas prioridades. Desde o início da gestão temos trabalhado para ampliar o acesso da população piauiense à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença em tempo oportuno, tanto em Teresina como nos municípios do interior, onde historicamente há mais dificuldade para o acesso a esses serviços especializados”, destaca Dirceu Campêlo, secretário de Estado da Saúde.
Exemplo disso são os Caminhões da Mamografia, que desde 2023 percorrem o estado oferecendo exames para mulheres com idades entre 40 e 69 anos. A iniciativa tem contribuído para o rastreamento do câncer de mama e para a ampliação do diagnóstico precoce. Somente no ano passado, foram mais de 74 mil mamografias realizadas pelas unidades móveis, levando o serviço a municípios que antes tinham dificuldade de acesso ao exame.

Outro serviço de prevenção e diagnóstico precoce é o Projeto de Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI), criado em 2025 pela Sesapi. A iniciativa integra a estratégia estadual de combate ao câncer de pele, de colo do útero e de próstata, levando consultas especializadas, exames e procedimentos diretamente às comunidades, em todas as regiões de saúde do Piauí.

Desde a sua implantação, o projeto contabilizou quase 11 mil atendimentos especializados e 953 biópsias realizadas. Desse total, 391 apresentaram resultado positivo para câncer de pele, colo do útero ou próstata, o que corresponde a 49,6% dos casos. Todos os pacientes diagnosticados estão sendo encaminhados para Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, implantado pela Sesapi em 2025.

Até o final deste ano a Sesapi pretende abrir Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) nos hospitais da Rede Estadual de Saúde das cidades de Floriano, Picos e Parnaíba também receberão o serviço. “Seguiremos avançando com responsabilidade e planejamento, ampliando a rede de atenção oncológica e garantindo que cada piauiense tenha acesso a um cuidado integral, humanizado e resolutivo. Nosso objetivo é salvar vidas por meio da prevenção, do diagnóstico precoce e de um tratamento cada vez melhor e mais próximo da população, reduzindo a necessidade de deslocamento e fortalecendo o SUS no Piauí”, conclui o secretário.
Fonte: Sesapi

