Rafael Fonteles conhece tecnologias inovadoras da Estônia para segurança e proteção dos cidadãos
O governador e a comitiva do Piauí visitaram o Ministério do Interior da Estônia, que cuida da segurança pública e do registro dos cidadãos no país
O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta terça-feira (4), com representantes do Ministério do Interior da Estônia, órgão responsável pela segurança pública e registro dos cidadãos no país. Ele conheceu a tecnologia que facilita o acesso aos serviços públicos e auxilia a segurança do país, referência em tecnologias inovadoras para proteção dos cidadãos.
Rafael Fonteles lembrou que o Piauí implementa ações que utilizam a tecnologia como ferramenta para identificação dos cidadãos por meio digital, via biometria. “Estamos avançando nesse mesmo caminho no Piauí. Já iniciamos o processo de implantação da identidade digital, um modelo semelhante ao que conhecemos durante reunião que tivemos, hoje, no Ministério do Interior da Estônia. Estamos trabalhando para incorporar as melhores práticas deste país, unificar dados para permitir a integração dos órgãos e o acesso rápido e seguro aos serviços públicos”, ressalta.
O governador disse que os resultados obtidos na Estônia, em função da sistemática digital, são impressionantes, o que reforça a diretriz principal de fazer o registro único dos cidadãos do Piauí com a biometria para que, a partir daí, se tenha toda a base de dados da população e poder integrar, obviamente, com a segurança dos dados que são necessários.
Segundo Rafael Fonteles, a sistemática digital utilizada na Estônia será aplicada no Piauí para a integração de todos os órgãos do governo, como segurança pública, saúde, educação, assistência social, possibilitando a prestação de um serviço muito melhor e mais seguro para a sociedade.
O Ministério do Interior da Estônia é responsável por garantir a ordem pública e a segurança interna; guardar e proteger a fronteira do estado e assegurar o regime fronteiriço. Cabe ainda ao órgão a coordenação de questões de cidadania e migração, bem como assuntos relacionados a estatísticas populacionais e vitais.
Fonte: CCom