NMDER realiza Fórum Estadual de Doação de Leite Humano nesta segunda (19)
O evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária de leite humano
Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) realiza, na próxima segunda-feira (19), a partir das 8h, o Fórum Estadual de Doação de Leite Humano.
O evento, integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária de leite humano. Com o slogan “Doação de Leite Humano: Um gesto humanitário que alimenta esperança”, a campanha deste ano reforça a importância do ato solidário que salva vidas e melhora a saúde de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
A programação do fórum reúne profissionais da saúde, representantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano e especialistas para discutir os desafios, avanços e melhores práticas relacionadas ao aleitamento e à doação de leite humano. O evento também debaterá o papel do gesto solidário no fortalecimento das políticas públicas de saúde, segurança alimentar e sustentabilidade.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da NMDER, Vanessa Paz, a data é estratégica para ampliar a visibilidade da doação de leite humano como uma ação segura, eficiente e de alto impacto na saúde pública.
“O Dia Mundial da Doação de Leite Humano reforça uma prática que salva vidas, reduz o tempo de internação em UTIs neonatais, melhora a recuperação clínica dos recém-nascidos prematuros e integra políticas públicas fundamentais de cuidado. Na NMDER, somente entre janeiro e abril de 2025, já realizamos 14.257 atendimentos individuais em amamentação, que corresponde a mais de 9,2% que em 2024”, pontou ela.
O banco de Leite também aumentou o número de bebês beneficiados com o Leite do Banco de Leite Humano.
“Foram 821 bebês prematuros beneficiados com leite pasteurizado, um salto de 55,4% em relação ao mesmo período do ano passado. São resultados que mostram o engajamento da nossa equipe, da sociedade e das mães doadoras”, enfatiza Vanessa.
Na NMDER, a doação faz diferença direta na vida de bebês como Ana Mavi Ribeiro Brandão, internada na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucinco). Filha de Jenifer Ribeiro da Silva, de Castelo do Piauí, toda a alimentação da bebê vem do BLH da maternidade.
“No início eu conseguia tirar leite, mas como ela nunca pegou no peito, o leite foi diminuindo e hoje ela recebe apenas do Banco de Leite. É o alimento ideal para ela e uma grande ajuda não só para minha filha, mas para todas as mães que, assim como eu, não conseguem mais amamentar diretamente”, relata Jeni
A equipe do BLH da NMDER também oferece orientações sobre técnicas de estímulo à produção de leite, mesmo diante de dificuldades, promovendo acolhimento e suporte contínuo às mães.
Fonte: Sesapi